A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre o atendimento a gestantes na rede pública municipal de saúde.
No documento, a parlamentar menciona a Portaria nº 1.020/2013 do Ministério da Saúde, que institui as diretrizes para a organização da atenção à saúde na gestação de alto risco e define os critérios para a implantação e habilitação dos serviços de referência como a Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), em conformidade com a Rede Cegonha.
“É fundamental que a prefeitura tenha uma ampla rede de assistência para acolhimento das pessoas gestantes em Americana, por isso estamos fiscalizando de que forma os equipamentos públicos de saúde do município estão organizados”, diz Juliana.
A autora pergunta no requerimento como está organizada a assistência humanizada na gestação, pré-parto, parto e puerpério; como é feita a busca ativa de gestantes nas unidades básicas de saúde; qual o tempo de espera para realização de consultas e da realização dos exames de pré-natal a partir do momento que são solicitados; e se existem, por parte da prefeitura, ações para se criar um plano de redução das taxas de cirurgias cesarianas no serviço público municipal.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça (25), e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação