A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (26) sessão solene para a entrega de títulos de cidadão americanense ao senhor Hugo Farias e de cidadão emérito ao senhor Fábio Renato de Oliveira, por relevantes serviços prestados ao município. As homenagens foram motivadas por decreto legislativo de autoria do vereador Thiago Martins (PL).
Os títulos de cidadão emérito são entregues a pessoas nascidas em Americana e que tenham desenvolvido atividades de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico no município. Já os títulos de cidadão americanense são entregues a pessoas que atendam aos mesmos critérios, mas que não tenham nascido no município.
Participaram da solenidade os vereadores Fernando da Farmácia (PSD), Léo da Padaria (PL), Luiz da Rodaben (PRD) e Thiago Martins, o prefeito de Americana, Chico Sardelli, o vice-prefeito Odir Demarchi, os secretários municipais de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão, de Administração, Eduardo Flores, e de Esportes, Pedro Peol, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lionela Ravera Sardelli, além de amigos, convidados e familiares dos homenageados.
Durante o uso da palavra, Martins enfatizou que sempre leva em consideração a história de atuação na cidade de Americana para a escolha das pessoas que receberão as honrarias. “Estou muito feliz esta noite, é muito merecida essa honra que estamos concedendo. O Fábio é um grande amigo e um profissional ímpar, nunca tivemos dúvidas de que seu trabalho à frente da secretaria de Meio Ambiente seria reconhecido em toda cidade. E o meu amigo Hugo, a gente se conheceu enquanto ele estava em treinamento para suas maratonas e conheci seu trabalho. Ele tem motivado muitas pessoas a praticarem esporte e hoje está levando no nome de Americana com seu desafio”, disse o vereador autor.
O prefeito Chico Sardelli parabenizou os homenageados por persistirem em seus trabalhos. “Nunca podemos perder a ternura daquilo que queremos buscar, e nós vemos a persistência do Hugo, que deixa registrado o nome de Americana no Guiness Book, que Deus o abençoe imensamente. Ao meu amigo Fábio, eu tenho muita gratidão pela amizade e pela dedicação, foram muitos anos de trabalho e aprendizado ao seu lado. É uma pessoa que lidera pela conquista e cativa todos a seu redor”, discursou.
O homenageado Hugo Farias compartilhou suas motivações ao ingressar na carreira esportiva. “Sempre acreditei nos meus sonhos e embarquei em uma nova jornada ao deixar minha carreira no mundo corporativo. Meu propósito era inspirar as pessoas a pensarem em suas motivações. A vida é muito mais sobre ser do que sobre ter, então essas conquistas são um orgulho para mim”, falou.
A história profissional no serviço público foi destacada por Fábio de Oliveira. “Cada um de vocês que está aqui no dia de hoje tem uma ligação muito forte comigo, eu venho construindo minha carreira ao lado de pessoas que levo para meu coração. Minha família em primeiro lugar, estamos sempre juntos. Obrigado a todos”, finalizou.
Biografias
Fábio Renato de Oliveira – Cidadão emérito
Nascido em Americana, casado com Daiane Dias de Oliveira e pai de três filhas, Fábio Renato de Oliveira possui formação acadêmica sólida, tendo obtido o título de Tecnólogo em Gestão Pública pela FATEC Internacional e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela UNINTER.
Iniciou sua carreira profissional na empresa Wilmatex, onde trabalhou em diversas funções, desde magazineiro até representante comercial de tecidos, entre 1984 e 1991. Paralelamente, desde 1988, Fabio participa ativamente da vida política da cidade, tendo atuado em campanhas políticas locais, incluindo a do atual prefeito, Chico Sardelli, a prefeito em 1992. Durante esse período, contribuiu para a construção e venda da arquibancada do Estádio Décio Vitta, um marco para o Rio Branco Esporte Clube.
Ao longo dos anos, Fabio ocupou vários cargos políticos e comerciais, envolvendo-se em projetos de construção civil, comércio de materiais de construção e coordenação de campanhas eleitorais, entre outros.
Além de sua dedicação às atividades profissionais, Fabio nutre uma grande paixão por animais. Participante assíduo de cavalgadas e eventos culturais, como desfiles e romarias, essas atividades são parte integrante de sua vida desde a infância
Atualmente, Fabio é secretário de Meio Ambiente em Americana, cargo que assumiu em 2021, após anos de dedicação ao serviço público. Profissional comprometido e competente, cujo trabalho tem contribuído significativamente para a construção de uma Americana melhor e mais humana, sua atuação exemplar no campo da gestão pública e ambiental é um verdadeiro reflexo de sua dedicação ao bem-estar da comunidade de nossa cidade.
Hugo Farias – Cidadão americanense
Nascido em Brasília, casado e pai de um menino e de uma menina, Hugo Farias tem 44 anos, é empreendedor e amante do esporte. Graduado em Tecnologia, com pós-graduação, MBA e especializações, atua há mais de 22 anos no setor privado. Se tornou conhecido por ser o precursor de uma iniciativa esportiva reconhecida nacional e internacionalmente.
Mudou-se para Americana em 2012, morando inicialmente no São Domingos e depois no Loteamento Residencial Ipês Amarelos. Encontrando em Americana a oportunidade que procurava, o atleta amador decidiu dar uma pausa na carreira corporativa e se desafiar, iniciando uma jornada de empreendedorismo e de colaboração com a ciência.
Disputou sua primeira maratona em 2019 e pratica Triathlon desde 2020. Em 2022 iniciou sua participação em um projeto científico do Instituto do Coração, visando compreender melhor como o corpo humano se transforma e resiste ao desgaste físico. O desafio era a corrida diária de uma maratona, ultrapassando a barreira de 15,5 mil quilômetros percorridos em um ano.
O esforço de Hugo foi recompensado, já que os cardiologistas do estudo puderam observar que é possível alcançar uma adaptação cardíaca perfeita se houver um controle pleno da sua atividade física, em diversas intensidades de exercício.
O Projeto Propósito foi o primeiro projeto social de Hugo, que planeja muitos outros. Nele, arrecadou cerca de meia tonelada de alimentos para instituições assistenciais e para o Centro de Desenvolvimento Social, trazendo para a cidade não só visibilidade, como também o senso de união e empatia. Hugo também participou de projetos beneficentes como a maratona do Outubro Rosa e o Projeto Passos que abençoam.
Além da colaboração com o estudo científico do corpo humano, Hugo uniu e moveu atletas, fomentando a prática de exercícios físicos e a qualidade de vida para pessoas de Americana e região, que se espelharam em sua trajetória. Hugo escolheu Americana como lar para sua família e trouxe para a cidade inúmeros benefícios.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação