O vereador Marschelo Meche (DC) recebeu um ofício da secretaria municipal de Saúde em resposta a requerimento de sua autoria em que questionou sobre serviços de ambulância na rede pública de saúde.
No documento, o parlamentar relatou ter recebido reclamações de que o serviço de transporte social com ambulância para pessoas com mobilidade reduzida estava sendo prestado sem a presença de auxiliares preparados para executar o deslocamento adequado dos pacientes.
No ofício, a secretaria de Saúde informa que o acompanhante deve solicitar apoio a outros familiares para auxílio no transporte ao local de destino e retorno à residência, considerando que a solicitação de agendamento é antecipada à data do serviço a ser executado, podendo assim haver um planejamento familiar.
“Nós compreendemos, pelo ofício, que não existe uma regulamentação federal dispondo sobre a equipe que participa da ação, que é tida como de caráter assistencial; então eu farei um estudo para uma intervenção no âmbito legislativo. Um idoso não pode correr risco de queda ou fratura só porque não há pessoas próximas para executar um traslado adequado, isso é função o Estado e vou cobrar providências”, comentou Meche.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação