O projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (16) a primeira sessão simulada de 2024 no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Cerca de noventa alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Niomar Apparecida Mattos Gobbo do Amaral Gurgel, da região da Parque Gramado, participaram das atividades.
Ainda na escola, os alunos participaram de discussões de caráter interdisciplinar e atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário. Além disso, receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas e elaboração das proposituras.
No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Nicolly Emanuelly Beraldo (presidente), Gustavo Eneas Barbieri (primeiro secretário) e João Guilherme de Jesus (segunda secretária). Foram discutidas um projeto de lei e cinco indicações.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto. “É uma alegria retomar o Programa Câmara Jovem para que juntos possamos discutir e debater o futuro da nossa cidade dentro do universo escolar, trazendo as demandas e a realidade dos bairros para o Poder Legislativo”, disse.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
- Indicação de autoria do vereador Abner Gusmão sobre a implementação de políticas públicas que promovam a inclusão e a valorização das pessoas com deficiência.
- Indicação de autoria do vereador Nathan de Carvalho de Souza sobre a revitalização das quadras esportivas de bairros da cidade.
- Indicação de autoria do vereador Pedro Panini sobre os transtornos causados por animais peçonhentos.
- Indicação de autoria do vereador Adão Alves sobre a inspeção dos solos ao redor dos cemitérios de Americana.
- Indicação do vereador Ryan Soria sobre incentivo à prática de esportes olímpicos e paraolímpicos.
- Indicação do vereador Miguel Soave sobre a sinalização nas ruas dos bairros Parque Gramado e Parque da Liberdade.
O projeto de lei de autoria do vereador Kainã Pereira de Souza Cordeiro sobre destinação de porcentagem do orçamento para os patrimônios históricos da cidade foi rejeitado com dez votos contrários e oito favoráveis.