Alunos da EE Profa. Clarice Costa Conti participam da sessão simulada do “Câmara Jovem”


Visualize fotos

Cerca de cinquenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Clarice Costa Conti, da região do Zanaga, participaram nesta sexta-feira (18) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".

 

Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates.  A mesa diretora foi composta por Anelize Pessuti (presidente), João Pedro da Cunha Lopes (primeiro secretário) e Guilherme Fideliz Tavolone de Souza (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei, um requerimento e quatro indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para ressaltar a importância de falar sobre política desde jovem. “Trazer vocês para dentro do legislativo e conhecer as propostas e ideias para a melhoria da nossa cidade é muito importante”, disse.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria dos vereadores João Pedro, Sophia e Guilherme que dispõe sobre a proibição de queimadas em todo território do município de Americana.

 

- Requerimento de autoria da vereadora Lavínia Geia da Silva que requer informações sobre o vazamento de água na rua Afonso Schmit.

 

- Indicação de autoria da vereadora Amanda e Daniel Teixeira sobre a reforma do prédio e a revitalização do salão de eventos Sabvaz revitalização das quadras esportivas de bairros da cidade.

 

- Indicação de autoria da vereadora Suzanne sobre quantidade de buracos no bairro Antonio Zanaga.

 

- Indicação de autoria da vereadora Maria Eduarda Biazom Adão Alves sobre a colocação de faixa de pedestre na Avenida Afonso Schimidt no bairro Antonio Zanaga.

 

Uma indicação de autoria da vereadora Tayná Carolina sobre a criação de um abrigo para animais que estão soltos no bairro Monte Verde foi rejeitada com treze votos contrários e cinco favoráveis.

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação