Cerca de cinquenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Clarice Costa Conti, da região do Zanaga, participaram nesta sexta-feira (18) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".
Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Anelize Pessuti (presidente), João Pedro da Cunha Lopes (primeiro secretário) e Guilherme Fideliz Tavolone de Souza (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei, um requerimento e quatro indicações.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para ressaltar a importância de falar sobre política desde jovem. “Trazer vocês para dentro do legislativo e conhecer as propostas e ideias para a melhoria da nossa cidade é muito importante”, disse.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
- Projeto de lei de autoria dos vereadores João Pedro, Sophia e Guilherme que dispõe sobre a proibição de queimadas em todo território do município de Americana.
- Requerimento de autoria da vereadora Lavínia Geia da Silva que requer informações sobre o vazamento de água na rua Afonso Schmit.
- Indicação de autoria da vereadora Amanda e Daniel Teixeira sobre a reforma do prédio e a revitalização do salão de eventos Sabvaz revitalização das quadras esportivas de bairros da cidade.
- Indicação de autoria da vereadora Suzanne sobre quantidade de buracos no bairro Antonio Zanaga.
- Indicação de autoria da vereadora Maria Eduarda Biazom Adão Alves sobre a colocação de faixa de pedestre na Avenida Afonso Schimidt no bairro Antonio Zanaga.
Uma indicação de autoria da vereadora Tayná Carolina sobre a criação de um abrigo para animais que estão soltos no bairro Monte Verde foi rejeitada com treze votos contrários e cinco favoráveis.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação