A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (25) sessão solene para entrega do prêmio “Professores Destaque do Ano”, oferecido aos professores por seus méritos e relevantes serviços prestados, direta ou indiretamente, à educação no município de Americana. A homenagem foi criada por decreto legislativo do vereador da 17ª legislatura e atual vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi. O objetivo é valorizar e reconhecer os professores que se destacaram por sua dedicação e empenho.
Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Brochi (PL), o vereador Pastor Miguel Pires (PRD), o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi, o secretário municipal de Educação, Vinicius Ghizini, e o dirigente regional de ensino, Haroldo Ramos Teixeira, além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.
Durante o uso da palavra o presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi, compartilhou sua experiência pessoal como estudante de escolas públicas. “Um prazer estar nesta noite especial, estou cercado de companheiros e pessoas competentes. Nós votamos esse decreto para que possamos fazer essa justa homenagem. Estudei em duas escolas públicas e sei o quanto a convivência escolar nos marca, nós carregamos os professores em nossas memórias. O trabalho deles transforma nossas vidas, sou muito grato e ficamos muito felizes com essa homenagem”, discursou.
As dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação foram apontadas pelo vereador Miguel Pires. “Cumprimento todos que estão hoje presentes, todos os professores que estão aqui são merecedores. É uma escolha difícil, porque são muitos os que fazem um grande trabalho junto com nossas crianças e adolescentes. Este momento é uma recompensa muito grande, porque é árduo o trabalho do professor. Que vocês sejam sempre muito abençoados com paz e sabedoria”, falou o parlamentar.
Odir Demarchi destacou a alegria de ter criado a premiação durante seu mandato como vereador. “É como muito orgulho que volto à Câmara para homenagear nossos professores. Quando assumimos a gestão municipal nós tínhamos muitos objetivos. Houve muitos avanços, porém sabemos que ainda há muito a ser feito. Eu nasci nessa cidade e nós trabalhamos com muito amor. Vocês que estão aqui hoje representam muito bem todos os profissionais da educação, passam por dificuldades e eu quero estar sempre junto para ouvir e poder ajudar”, disse.
Haroldo Teixeira parabenizou as equipes das redes municipal e estadual de educação. “Um momento tão bonito neste mês de outubro esse que estamos vivenciando esta noite. Eu deixo meu reconhecimento aos parlamentares dessa Casa, que sempre nos buscam com contribuições, e é muito válido esse projeto pelo fato de que nós profissionais podermos escolher, nós ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Estou vendo equipes de diversas escolas aqui hoje, é um momento muito importante, parabéns aos professores”, falou o dirigente de ensino.
Ghizini discursou sobre o papel transformador do professor na vida dos estudantes. “Eu parabenizo a Câmara pelo evento e pela homenagem especial aos educadores, nós escolhemos trazer nesta noite os professores que se dedicaram nas últimas décadas e que agora encerram a jornada. Todos vocês representam a rede e toda comunidade que passou pelas escolas. A educação é para atender a todos, sem deixar ninguém para trás, é para que todos possam fazer valer seu potencial”, concluiu o secretário municipal.
Foram homenageados quatorze profissionais das redes municipal e estadual, indicados pela secretaria municipal de Educação e pela Diretoria Regional de Ensino pelo destaque obtido no exercício de suas atividades.
Homenageados
Adriana Regina Martins
Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Direito Educacional. Iniciou seu trabalho em 1990 no Centro de Recuperação Infantil de Americana, atualmente APAE. Em 1993 ingressou na rede municipal de Americana, tendo atuado na EMEI Paturi, CAIC, Casa da Criança Maíra e Emei Potira, aposentando-se em 2024 após 31 anos de dedicação.
Alceu Menuzzo Junior
Com licenciatura em Ciências e habilitação em Química, ingressou na carreira do magistério atuando na mesma escola há 30 anos na área de Ciências da natureza (Química, Física, Biologia e Ciências).
Ana Maria Santarosa Moraes
Formada no Magistério, iniciou sua carreira como professora assistente e trabalhou como Instrutora de Parque Infantil. Foi coordenadora Pedagógica do Ciclo Básico em Santa Bárbara d'Oeste e em 2008 retornou para Americana através do concurso, passando pelos CIEPs Antônio Zanaga e Milton Santos, CAIC e EMEF Darcy Ribeiro. Aposentou-se em 2024.
Angélica Alcantara da Costa Furtado
Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Especial. Trabalhou por 18 anos na APAE de Americana e na educação infantil na Emei Carandá, aposentando-se em junho deste ano. Hoje atua na área de educação especial em Sumaré.
Bruna Antonelli Batista
Formada em Pedagogia e Ciências Sociais, atua como professora na rede estadual de ensino como professora do 5º ano, destacando-se nos índices de desenvolvimento da educação (IDESP) e índice nacional (IDEB) de 2023.
Celina Moraes Rocha
Especializada em educação infantil, ingressou via concurso como professora de educação infantil na EMEI Cunhataí, onde trabalhou com os níveis I, II e III, e 10 anos com o período integral. Encerrou sua jornada de trabalho com o nível I até se aposentar em 2024.
Elis Simone Marostica Maas
Formada em Pedagogia pela Unicamp e em Psicopedagogia Institucional, atuou na rede municipal de ensino infantil por 33 anos, passando por diversas EMEI’s e encerrando sua carreira na Emei Manaí.
Emília Aparecida Bertapeli de Carvalho
Formada em Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia, iniciou sua trajetória como professora eventual e ao longo da carreira passou a ser Professora Titular de Ciências. trabalhou como Supervisora de Ensino na Diretoria de Americana e atualmente é como Diretora na EE Prof. Constantino Augusto Pinke.
Flávia Mantelo Rui
Formada em Letras, iniciou sua carreira como Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Lecionou na rede pública estadual e nos Colégios Politec e Objetivo e participou de projetos de incentivo a jovens escritores.
Graciana Masson Amaral
Iniciou sua carreira na rede municipal, atuando no SASA e em diversas EMEI’s, uma delas foi a Bare onde atuou por 22 anos, em concomitante deu aula na rede estadual. Encerrou sua carreira após 34 anos de dedicação em abril de 2024.
Jussara Ester da Costa Rossi
Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Inclusiva e Alfabetização e Letramento, iniciou sua carreira como professora de educação infantil e alfabetização. Em 2006 ingressou na Rede Municipal de Americana onde atuou como professora de educação infantil, aposentando-se em fevereiro deste ano.
Leni Aparecida do Carmo Silva
Concluiu o magistério e trabalhou como professora substituta em escolas municipais de Americana. Após alguns anos passou a lecionar nas escolas estaduais e atualmente é professora na escola Germano Benencase Maestro.
Magali Nogueira Gildinger
Formada em pedagogia com especialização em psicopedagogia, trabalhou como professora de creche por vários anos em Santa Barbara D’Oeste. Em 2010 entrou na rede municipal de Americana, atuando na creche Tayná e nas Casas da Criança Pitanga e Panamby.
Renata Cristina Carrion Lolato
Formada em Pedagogia para Deficientes e pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, iniciou seu trabalho na APAE e após alguns anos passou a atuar na rede estadual. Atualmente trabalha com educação especial, levantando a bandeira da inclusão.
Renata Franco da Silveira Bosso
Graduada em Pedagogia e Gestão Escolar, com Pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva, iniciou sua carreira como Professora da Educação Básica de Matemática. Atuou na formação de professores e coordenação de projetos como Lego e Xadrez. Ministrou aulas no ensino fundamental como professora de Matemática.
Rita de Cassia Teixeira de Amorim
Concluiu o curso de magistério e logo em seguida ingressou na rede municipal como Professora de reforço escolar. Atuou com educação especial para alunos surdos e como coordenadora pedagógica. Participou da formação de professores indígenas e encerrou sua carreira na escola Tempo de Viver.
Silvia Gução
Formada em Letras, iniciou sua carreira com aulas de recuperação. Passou por várias escolas estaduais e em 2011 efetivou-se na Escola Estadual Dilecta, como professora de Língua Inglesa.
Tânia Dell'Agnezze Bortolozo
Formada em Pedagogia e Pós-graduada em Ética e Valores e Cidadania na Escola, iniciou sua carreira na como professora no CIEP "Professora Oniva de Moura Brizola", onde desenvolveu 22 projetos na unidade escolar, até aposentar-se.
Vera Ferrari
Formada em Pedagogia, atuou como professora e diretora. Aposentou-se em 2012, mas pelo amor à profissão retornou ao trabalho na Escola Hylda Pardo de Oliveira, onde permanece até hoje.