Câmara Jovem: alunos da EE Profª Sinésia Martini participam da sessão simulada no Plenário


Visualize fotos

 

 

Cerca de quarenta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profa. Sinésia Martini, na região da Praia Azul, participaram nesta sexta-feira (25) no plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".

 

Os estudantes tiveram o primeiro contato com o projeto ainda na escola, onde foram apresentados aos conceitos teóricos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e aprenderam o funcionamento da Câmara Municipal e o papel do vereador, bem como suas funções e obrigações. Eles foram convidados a observar as necessidades da comunidade onde vivem e a discutir entre si os problemas da cidade, despertando o senso crítico e a cidadania.

 

Após trabalharem em sala de aula com a orientação dos professores, os alunos concluíram a participação no projeto elegendo vereadores mirins e elaborando proposituras (projetos de lei, requerimentos, moções e indicações) para discutirem durante a sessão simulada.

 

No plenário, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Nycolle Pereira (presidente), Lorena Beatriz Munhoz de Souza (primeiro secretário) e Deborah Alves Leite (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei e cinco indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), e os vereadores Gualter Amado (PDT) e Léo da Padaria (PL) acompanharam a sessão simulada e utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto.

 

“A participação de vocês é fundamental. Esse é o primeiro passo para que as crianças possam entender a importância de estar próximos do Poder Legislativo”, disse Brochi. “Eu tenho um orgulho muito grande da Escola Sinésia Martins e quero ressaltar a importância de vocês aqui na Câmara, trazendo ideias e ajudando a melhorar a nossa cidade e região do Pós-Represa”, ressaltou Léo. “Esse projeto é importante para vocês aprenderem a diferenciar os três poderes e entender qual a função de cada um deles”, pontuou Gualter.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria dos vereadores Enrico, Emilly e Dimitri que dispõe sobre os incêndios em Americana.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Gabriel Azevedo, Gabriel Ferreira e Isabelly.

 sobre a instalação de base policial no bairro Praia Azul.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Lorena, Luiz e Leonardo Germano sobre pesqueiro desativado no bairro Praia Azul.

 

- Indicação de autoria da vereadora Leonardo e Henrique sobre a revitalização da área da orla da Praia Azul

 

-  Indicação de autoria dos vereadores Matheus Henrique, Matheus Vicente e Lorenzo

 sobre os vazamentos e falta de água no bairro praia Azul.

 

-  Indicação de autoria da vereadora Nycolle Pereira sobre o incentivo a projetos sociais esportivos