Juninho Dias questiona corte do custeio da terapia ABA para crianças autistas atendidas pela APAE


Visualize fotos

 

O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações detalhadas da prefeitura sobre o recente corte no custeio da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) oferecida a crianças autistas que eram atendidas pela APAE. 

 

De acordo com o parlamentar, com o fim desse atendimento, os pacientes estão sendo direcionados para o Núcleo de Especialidades, que não contempla a terapia ABA no rol de tratamentos oferecidos pelo SUS.

 

“O tratamento ABA é essencial para o desenvolvimento dessas crianças, e qualquer interrupção pode prejudicar sua evolução. É fundamental que a prefeitura esclareça como irá garantir o atendimento adequado a esses pacientes, sem comprometer a qualidade e a continuidade dos tratamentos. Precisamos entender como essas crianças serão atendidas e se a qualidade dos tratamentos será mantida ", afirma Juninho.

 

No documento, Juninho Dias questiona os motivos que levaram ao corte desse serviço essencial e busca esclarecimentos sobre como a secretaria de Saúde irá atender esses pacientes. O vereador também pergunta qual será o procedimento adotado após o redirecionamento para o Núcleo; se haverá algum tratamento alternativo oferecido para substituir a terapia ABA; se há previsão para o retorno do custeio da terapia pela APAE e quantos pacientes foram afetados pela mudança. 

 

“Quero saber também se a secretaria de Saúde já realizou estudos sobre a inclusão da terapia ABA nas opções de tratamento oferecidas pelo município, dada a alta demanda de crianças com Transtorno do Espectro Autista”, conclui o parlamentar.

 
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (29), e será encaminhado à prefeitura para resposta.