Câmara Jovem: Alunos da EE Prof. Alcindo Soares do Nascimento participam de sessão simulada


Visualize fotos

Cerca de sessenta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Alcindo Sores do Nascimento, da região do Jardim Paulistano, participaram nesta sexta-feira (1) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".

 

Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.

 

Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Lívia Fernanda Pacheco de Barros (presidente), Samuel Souza Barboza (primeiro secretário) e Abel Mirando Brandão (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei, um requerimento e duas indicações.

 

O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para ressaltar a importância de falar sobre política desde jovem.  "O Programa Câmara Jovem aproxima os alunos e a comunidade escolar com os representantes do Poder Legislativo e proporciona conhecimentos e uma participação cidadã que ficam marcados para sempre na vida dessas crianças e adolescentes", ressaltou.

 

O vereador Gualter Amado (PDT) conversou com os alunos e mostrou o funcionamento de um gabinete parlamentar. “Como ex-aluno da Escola Alcindo Soares do Nascimento, onde dei meus primeiros passos na educação pública e onde minha mãe também atuou como professora, hoje tive o prazer, como vereador, de conversar com os alunos do 4° ano sobre a importância do projeto Câmara Jovem. Esse projeto contribui para que eles compreendam melhor o funcionamento da divisão de poderes entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.", disse.

 

A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.

 

As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:

 

- Projeto de lei de autoria dos vereadores Otávio, Mioguel e Benjamin que dispõe sobre arborização da escola estadual professor Alcindo Soares do Nascimento no município de Americana.

 

- Requerimento de autoria dos vereadores Sofia, Vinicios e Deisy que requer informações sobre o quadro de profissionais da saúde - Psicólogos - Insuficientes para atendimento clínico.

 

- Indicação de autoria das vereadoras Brenda, Julia e Manuella sobre a solicitação de vaga de estacionamento para aluno autista em frente à escola.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Daniel, Davi Lucas e Agatha sobre acessibilidade das vias dentro das dependências escolares.

 

- Indicação de autoria dos vereadores Enzo, Vallentina e Davi Luan sobre a contratação de Profissionais Especializados Interprestes de Libras para os serviços públicos municipais

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação