Cerca de sessenta alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Alcindo Sores do Nascimento, da região do Jardim Paulistano, participaram nesta sexta-feira (1) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".
Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Lívia Fernanda Pacheco de Barros (presidente), Samuel Souza Barboza (primeiro secretário) e Abel Mirando Brandão (segundo secretário). Foram discutidos um projeto de lei, um requerimento e duas indicações.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para ressaltar a importância de falar sobre política desde jovem. "O Programa Câmara Jovem aproxima os alunos e a comunidade escolar com os representantes do Poder Legislativo e proporciona conhecimentos e uma participação cidadã que ficam marcados para sempre na vida dessas crianças e adolescentes", ressaltou.
O vereador Gualter Amado (PDT) conversou com os alunos e mostrou o funcionamento de um gabinete parlamentar. “Como ex-aluno da Escola Alcindo Soares do Nascimento, onde dei meus primeiros passos na educação pública e onde minha mãe também atuou como professora, hoje tive o prazer, como vereador, de conversar com os alunos do 4° ano sobre a importância do projeto Câmara Jovem. Esse projeto contribui para que eles compreendam melhor o funcionamento da divisão de poderes entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.", disse.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Otávio, Mioguel e Benjamin que dispõe sobre arborização da escola estadual professor Alcindo Soares do Nascimento no município de Americana.
- Requerimento de autoria dos vereadores Sofia, Vinicios e Deisy que requer informações sobre o quadro de profissionais da saúde - Psicólogos - Insuficientes para atendimento clínico.
- Indicação de autoria das vereadoras Brenda, Julia e Manuella sobre a solicitação de vaga de estacionamento para aluno autista em frente à escola.
- Indicação de autoria dos vereadores Daniel, Davi Lucas e Agatha sobre acessibilidade das vias dentro das dependências escolares.
- Indicação de autoria dos vereadores Enzo, Vallentina e Davi Luan sobre a contratação de Profissionais Especializados Interprestes de Libras para os serviços públicos municipais
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação