Cerca de sessenta alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Anna Maria Lucia de Nardo Morais Barros, da região do Jardim Brasil, participaram nesta quinta-feira (7) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".
Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Thiffany Mykaelly Soares (presidente), Rafael Rodrigues (primeiro secretário) e Luiza Mayumi Oliveira (segundo secretário). Foram discutidos cinco projetos de lei.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL) e o vereador Gualter Amado (PSD) utilizam a palavra para parabenizar os estudantes. “É muito legal ver que vocês participando desse projeto, conhecendo e aprendendo um pouco mais do legislativo”, falou Brochi. “A participação de vocês é fundamental. Esse é o primeiro passo para que as crianças possam entender a importância de estar próximos do Poder Legislativo”, disse.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Livia, Rafaelly, Nicole Vitoria, Nicole Zocatelli e Alice Camargo que dispõe sobre a isenção da taxa de água para a população e instituições em caso de falta de abastecimento.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores João Pedro, João Vitor, Miguel e Lucas que dispõe sobre a falta de Luz no Bairro Jardim Brasil Americana.
- Projeto de lei de autoria das vereadoras Manuella e Sofia que dispõe sobre a falta de água nos bairros Jardim Brasil e Zanaga.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Samuel, Nathan, Rodrigo, Henrique, Gabriel que dispõem sobre melhoria do posto de saúde do Jardim Brasil e Zanaga.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Henrique e Nathan que dispõem escola de futebol Jardim Brasil.
- Projeto de lei de autoria das vereadoras Alice Camargo e Nicole Zocatelli que dispõe sobre a coleta contínua de lixo eletrônico de pequeno porte nas escolas públicas e privadas do município de Americana.