Comissão de Meio Ambiente recebe resposta da Cetesb a requerimento sobre poluição em Americana


Visualize fotos

A Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Americana, composta pelos vereadores Thiago Martins (PL) – presidente, Gualter Amado (PDT) e Lucas Leoncine (PSD) – membros, recebeu na quarta-feira (13) uma resposta da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ao requerimento nº 544/2024, protocolado em julho, sobre as emissões atmosféricas da empresa Suzano S.A. e os impactos ambientais que afetam a população local.

 

O requerimento, elaborado pela comissão após uma audiência pública realizada pela Câmara para debater medidas contra a poluição atmosférica, solicitou documentos comprobatórios das melhorias realizadas pela empresa, informações sobre autuações, frequência de inspeções e relatórios das fiscalizações realizadas nos últimos 24 meses.

 

Em resposta, a CETESB destacou que a Suzano é monitorada como uma empresa prioritária devido ao impacto ambiental de suas operações e que, apesar de as emissões odoríferas não apresentarem risco à saúde, causam desconforto à população. A empresa foi multada em 27 de maio de 2023 por emissão de odores e realizou melhorias tecnológicas significativas, como o redirecionamento de gases para uma nova caldeira de recuperação, considerada a melhor tecnologia disponível para o tratamento de efluentes. O órgão afirma, ainda, que está em análise um plano de redução de emissões, complementar às exigências do licenciamento da empresa.

 

"Essa empresa não pode estar acima da lei, e o fato de a Cetesb Limeira ter respondido que há cobranças de melhorias demonstra que nossa luta não está sendo em vão. Não vamos fechar a fábrica, nem tirar empregos, mas seguimos cobrando providências quanto ao mau cheiro, que a população de Americana não aguenta mais", declarou o presidente da Comissão, vereador Thiago Martins.

 

“Importante o requerimento e agora a resposta vinda da Cetesb. Assim podemos constatar que existe um trabalho de monitoramento da empresa e a cobrança pelos órgãos competentes para que providências sejam tomadas em prol da população”, comentou o vereador Lucas Leoncine.

 

“Nós temos que admitir que a empresa Suzano é uma das melhores empresas do Brasil e que emprega centenas de americanenses, porém, isso não pode servir como justificativa da falta de controle de emissão de odores que vem incomodando milhares de moradores da nossa cidade. Isso sem considerar que não sabemos o quanto pode estar prejudicando a saúde do nosso município. É nosso dever sim cobrar dos órgãos competentes o controle e a fiscalização ambiental para que haja uma harmonia entre empresa privada e o Poder Público, que deve prezar pelo bem estar e qualidade de vida”, concluiu o vereador Gualter Amado.

 

* Com informações das assessorias dos vereadores e foto da assessoria do vereador Thiago Martins

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação