Tribuna livre: Associação de Moradores questiona utilização de praça de esportes na Cidade Jardim


Visualize fotos

O representante da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim I e II, Francisco Gilson da Silva Paz, utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Americana durante a sessão realizada nesta quinta-feira (11), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Ele apresentou a queixa dos moradores da região sobre a utilização supostamente irregular de uma praça pública localizada no bairro.
De acordo com Silva Paz, a Praça de Esportes Guilherme de Assumpção, na Rua das Magnólias, tem sido utilizada pelo Esporte Clube Cidade Jardim sem documentação de permissão ou concessão expedida pela Prefeitura Municipal. No mesmo local, encontra-se também o Centro Comunitário do bairro, que segundo os moradores tem sido administrado irregularmente por um funcionário comissionado do Poder Executivo. “Como se justifica a cobrança pela utilização de um espaço público?”, questionou o representante.
Durante o uso da palavra, Silva Paz informou aos vereadores que a associação apresentou representação no Ministério Público sobre o problema, e solicitou o apoio e a intervenção dos parlamentares em busca de uma solução. “Nos sentimos indignados que uma área pública tenha sido utilizada de forma indevida para fins políticos e pessoais, sendo que a população não pode usufruir de algo que é público”, argumentou.
Outra questão abordada foi a reforma da praça Oscar Ignácio de Souza, conhecida como “praça da Cidade Jardim”. Silva Paz questionou quando serão iniciadas as obras. “Sabemos que a verba de R$ 400 mil já foi liberada pelo Governo do Estado, o dinheiro está em caixa há dois meses e até o momento nada foi feito, nem mesmo a licitação para contratação da empreiteira foi realizada”, concluiu.
Vereadores
O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) afirmou que a praça de esportes do Jardim América é a única que possui concessão da Prefeitura Municipal, pelo prazo de quatro anos. “Anteriormente, nunca houve autorização para utilização dos campos de futebol da cidade, mas o Poder Executivo está atento a esta questão e irá regularizar tudo”, disse. Sobre a reforma da praça, Oswaldo ressaltou que a documentação está em análise na Caixa Econômica Federal e possui prioridade no cronograma de obras da Administração.
Para o vereador Celso Zoppi (PT), é de se estranhar o fato de não haver um decreto de permissão de uso durante tanto tempo. “Desde 2004, questiono o Poder Executivo sobre o salão do Centro Comunitário. Se não houve interesse da entidade em regularizar, não será feito agora. O Executivo precisa intervir imediatamente”, discursou.
Já o vereador Adelino Leal (PT) disse acreditar que o Poder Público irá tomar providências sobre o assunto. “Acredito que a questão será resolvida dentro da lei”, salientou. Os vereadores Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT) e Odair Dias (PV) também utilizaram a palavra para parabenizar a associação pelo trabalho realizado.
Assessoria de Comunicação