A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a realização dos Jogos Jurídicos Estaduais de 2024.
No documento, a parlamentar informa que o evento aconteceu durantes os dias 15 e 16 de novembro, no Centro Cívico, com repercussão nacional de ofensas verbais de cunho racista e discriminatório proferidas por estudantes de direito da PUC-SP contra estudantes de direito da USP. “Ainda há menção a 32 horas de Open no ginásio, com insinuação de consumo de bebida alcoólica, o que precisa ser averiguado. Os jogos foram criados justamente para interação e inserção dos alunos através do esporte”, diz Juliana.
A autora pergunta como é feita a reserva dos espaços do Centro Cívico para eventos particulares; como é o controle de acesso do público aos espaços e aos equipamentos; se a prefeitura fiscalizou o cumprimento das obrigações contratuais; se há normativa regulamentando ou proibindo a venda de bebidas alcoólicas no local; e se a secretaria de esportes tem ações para melhorar a segurança e prevenir práticas discriminatórias, como racismo, misoginia e homotransfobia em eventos.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores durante sessão ordinária e será encaminhado à prefeitura para resposta.