A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (27), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a 13ª reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O assunto principal discutido na reunião foi o relacionamento humano nas instituições.
Participaram do evento o vereador autor do decreto, Silvio Dourado; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros; Marcelo Gomes de Lima, da Diretoria Regional de Ensino; Wladimir da Costa e Renato Soffner, da Fatec; Silmara Azevedo, do Centro Paula Souza; Matheus Thomaz, do Coutinjet; Adão Sousa, do Sinditec; Valkiria Prado, da Unifatecie Solução Educacional; Debora Blanco, da PenseCom; Guto Xavier, da Senac; Gustavo Migotti, do CIEE; Robert Nascimento, do UNISAL; Márcia Varizi, da Okea Soluções em Tecnologia; Marcelo Martins, da DPO Net / Destra Software; Cátia Santos, da Wake Beauty; Patricia Roberta Storolli, do SENAI; Debora Blanco, da PenseCom; além dos palestrantes Luciana Palhete, da Bureau Vanguarda Empresarial, e Francis Pontes, diretor da secretaria da Família na prefeitura de Osasco.
O vereador agradeceu a presença de representantes de diversas instituições na reunião. “Conviver e viver com pessoas melhores nos engrandece, o fórum é uma oportunidade para que possamos perceber melhor a realidade em que estamos inseridos e uma forma de pensarmos em como melhorar as instituições. Esse tema que trata da humanização é importante, as tecnologias estão aí, mas o relacionamento é fundamental”, disse Dourado.
As aprendizagens promovidas pelas reuniões do Fórum foram exaltadas pelo secretário de Desenvolvimento. “É daqui que saem os grandes projetos. Ao longo desse tempo intensificamos a união entre as instituições através do fórum. É um assunto de extrema relevância, muito discutido atualmente”, apontou Rafael.
Luciana Palhete explicou que uma das grandes dificuldades das empresas é atrair e reter talentos, por isso o foco nos recursos humanos é primordial. “Sem relacionamento como base, muitas atividades estão fadadas ao fracasso. Vinte por cento de lucratividade está ligada a equipes engajadas e temos que pensar como trabalhar o emocional dos colaboradores. Empresas que investem em experiência de relacionamento têm retorno superior e é plenamente possível relacionar a tecnologia e a humanização nessa relação”, falou a especialista.
O palestrante Francis Pontes destacou o olhar social e voluntário em empresas e instituições. “Há dezenove anos, junto a um grupo de amigos, fundamos uma organização social sem fins lucrativos, e eu trouxe essa experiência do setor privado. E nessa organização o nosso papel muda o tempo todo, uma hora estamos na direção, outra hora estamos na rua fazendo limpeza, isso nos treina a saber se relacionar. O capital mais importante de uma organização é o ser humano, por isso o foco das empresas deve se voltar a formar seus colaboradores”, defendeu.
Robert Nascimento, do Centro Universitário Salesiano de Americana, destacou que uma nova diretriz para o ensino superior entrará em vigor. “A partir de 2026, as instituições de ensino superior deverão ‘curricularizar’ suas extensões dentro da carga horário dos cursos – indo ao encontro do tripé ensino, pesquisa e extensão. Isso significa permitir ao estudante aplicar na sociedade aquilo o que ele aprendeu, e o voluntariado precisa ser um processo baseado na humanização, em pensar no outro e na autonomia, afastando-se da coisificação das pessoas”, finalizou.
O fórum
O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.
O fórum tem como missões também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.
Para mais informações sobre o Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao