O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações e providências da prefeitura sobre a possibilidade de implantação de Plano de Acessibilidade e Mobilidade Urbana no município.
De acordo com o parlamentar, moradores procuraram seu gabinete com reivindicações sobre falta de adequação em estabelecimentos comerciais, além de outros locais do espaço urbano, o que prejudica o deslocamento de pessoas com deficiência e idosos.
“Falamos de uma situação prejudicial para aqueles que se colocam na condição de consumidores e necessitam se locomover dentro do município. Verificamos que as normas preferenciais, bem como as vagas de estacionamentos, previstas por leis, não são respeitadas. Portanto, se faz necessário buscar uma alternativa que melhore as condições de acessibilidade no comércio, supermercados, praças, eventos e ruas para as pessoas”, diz Marcos.
O autor pergunta se há projeto da prefeitura em andamento sobre o plano; por qual razão o plano não foi implementado até o momento; se há possibilidade de atendimento a demandas da população com deficiência; e qual a previsão de implantação.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (03). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.