Cerca de noventa alunos 4º ano do Ensino Fundamental da EMEF Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho, da região do São Vito, participaram nesta sexta-feira (29) no Plenário da Câmara Municipal de Americana de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem".
Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Rafael Rossi Fonseca (presidente), Cauê Alves Secco (primeiro secretário) e Sofia Martins Contardi (segunda secretária). Foram discutidos dois projetos de lei, três requerimentos e uma indicação
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (PL), utilizou a palavra para ressaltar a importância de falar sobre política desde jovem. “Visitei a escola quando o programa foi apresentado e agora recebemos a visita dos alunos na Câmara Municipal. É muito gratificante para nós recebê-los e tenho certeza que foi uma experiência importante na vida desses jovens”, disse Brochi.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Leonardo e Nicolas que institui o programa "Natureza Viva", que dispõe sobre procedimentos de arborização das escolas municipais e de seu entorno, cria o Dia Natureza Viva, e dá outras providências.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Cauê, Giovanna e João que institui aulas de teatro, música, esportes e artesanato nas escolas municipais.
- Requerimento de autoria da vereadora Heloisa que solicita providências para a solução do problema de emissão de odores por empresas no município.
- Requerimento de autoria dos vereadores Amanda, Dave e Thaila requer solução para a pintura das salas de aula da EMEF “Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho”.
- Requerimento de autoria dos vereadores Ana Clara, Gabriel e Thales que requer melhorias na frota de ônibus escolar, instalação de ponto de ônibus com abrigo e inclusão de ar-condicionado.
- Indicação de autoria dos vereadores Gabriel, Raphael e William Gabriel que solicita melhoria no Wi-Fi da escola EMEF “Prof. Jonas Corrêa de Arruda Filho”.