O vereador Vagner Malheiros (NOVO) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a implantação de um programa de identificação precoce do câncer infantil em todas as escolas da rede municipal.
No documento, o autor destaca que o câncer infantil representa uma significativa causa de mortalidade entre crianças e adolescentes, especialmente quando o diagnóstico é tardio. Desta forma, o projeto prevê a adoção de um programa estratégico, integrando a comunidade escolar ao sistema de saúde, visando promover a identificação precoce dos sinais de câncer infantil.
“A escola é um ambiente estratégico para a detecção inicial de possíveis alterações na saúde infantil, considerando sua proximidade com os alunos e a possibilidade de um acompanhamento contínuo. A proposta prevê capacitar educadores e profissionais de saúde escolar para que possam reconhecer sintomas sugestivos de câncer, fortalecendo a rede de vigilância e permitindo encaminhamentos rápidos para avaliação médica”, diz Malheiros.
Ainda na propositura, o autor estabelece que a implementação poderá ser acompanhada por uma comissão composta por representantes das secretarias de Educação e Saúde, profissionais de saúde especializados em oncologia pediátrica e membros da sociedade civil.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.