Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Acompanhamento (CEA) da qualidade do serviço público de transporte coletivo urbano no Município de Americana e do cumprimento da Lei nº 4.384/2006 se reuniram, nesta sexta-feira (12), com o secretário de Transportes e Sistemas Viários, Jesuel de Freitas.
O objetivo foi de coletar informações atualizadas com o secretário sobre as principais questões relacionadas ao transporte coletivo urbano, como a integração de linhas, instalação dos abrigos nos pontos de ônibus, superlotação nos horários de pico, divulgação aos usuários sobre as mudanças que ocorrerão e o Terminal Metropolitano.
A Comissão é presidida pelo vereador Capitão Crivelari (PP) e tem como membros os vereadores Divina Bertalia (PDT), Leonora do Postinho (PPS), Odair Dias (PV), Paulo Chocolate (PSC), Reinaldo Chiconi (PMDB) e Valdecir Duzzi (PSDB).
Integração de linhas e cartões magnéticos
Os vereadores questionaram o secretário sobre o prazo para que a integração de linhas comece em Americana. “É difícil precisar o dia porque é necessário cumprir algumas etapas. Primeiramente precisamos de uma gestora. Creio que mais ou menos em um mês esta questão estará resolvida para depois partirmos para as próximas etapas”, afirmou Freitas.
Com relação aos cartões magnéticos, o secretário explicou que, no início, ocorrerá o trabalho integrado com o passe de papel e o cartão. Serão disponibilizados para a venda, primeiramente, os cartões magnéticos de vale transporte, depois, de estudantes e, por último, os cartões dos usuários que têm isenção no pagamento da tarifa.
De acordo com Freitas, a implantação do sistema de integração de linhas deve melhorar os problemas de superlotação dos ônibus em determinados horários. “Com a integração, teremos condições de flexibilizar. O usuário vai poder escolher”, argumentou.
O secretário explicou que, neste sistema, o usuário poderá trocar de ônibus por até três vezes durante o período de uma hora, pagando apenas uma vez a tarifa. “Só não poderá voltar a seu destino inicial”, afirmou. Neste caso, a tarifa será cobrada normalmente.
Segundo Freitas, o usuário terá vários locais para recarregar o cartão magnético. “Estou defendendo que os cartões sejam recarregados dentro dos ônibus, para facilitar ao máximo para o usuário”, informou.
Uma preocupação apresentada pelo presidente da comissão, Capitão Crivelari, foi com relação à divulgação que será feita aos munícipes sobre todas as mudanças que ocorrerão no transporte público coletivo. O secretário informou que, nesse sentido, será realizada uma ampla campanha publicitária voltada exclusivamente ao usuário.
Abrigos
Durante a reunião, os membros da comissão perguntaram sobre a instalação dos abrigos nos pontos de ônibus. “Havia uma diferença muito grande entre o modelo que as empresas queriam e o que a Prefeitura pediu no edital”, lembrou o secretário. “Creio que em mais vinte dias a Prefeitura vai apresentar um modelo definitivo e as empresas efetuarão a compra e a instalação dos abrigos”, completou Freitas.
Terminal Metropolitano
Os vereadores questionaram o secretário sobre o efetivo funcionamento do Terminal Metropolitano. “Na realidade, está em fase de transição”, explicou o comandante da Secretaria de Transportes. Freitas informou os parlamentares que, das 35 linhas metropolitanas, cinco já foram para o Terminal Metropolitano e que, nos próximos 40 dias, as demais linhas também sairão do Terminal Urbano.
Proposta
Os membros da comissão apresentaram ao secretário Jesuel de Freitas uma proposta para que sejam disponibilizadas tabelas aos usuários do transporte coletivo urbano, divididas por bairros, com os horários das linhas de ônibus.
“Percebemos que os usuários têm dificuldades em saber o horário exato das linhas. A distribuição no Terminal Urbano de uma simples tabela, em papel sulfite, poderia facilitar muito o dia-a-dia do cidadão e, ainda, evitar que ele espere muito tempo nos pontos de ônibus”, argumentou Crivelari.
O secretário gostou da proposta e complementou que os horários também poderão ficar fixados em uma tabela no Terminal Urbano. “Essa sugestão está acatada. Vou apresentá-la em nossa próxima reunião”, disse Freitas.
O presidente da comissão considerou a reunião muito produtiva. “Foi possível atualizar os membros da CEA sobre várias questões importantes relacionadas ao transporte coletivo. As explicações do secretário foram fundamentais para darmos prosseguimento aos trabalhos”, afirmou Crivelari.