O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações e providências sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya.
No documento, o parlamentar explica que foi questionado por moradores sobre o aumento de casos de dengue na região no mês de janeiro e cobraram o cronograma de vistorias e controle da vigilância sanitária do município, através do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).
"É crucial combater a proliferação do mosquito ao longo de todo o ano e especialmente nesta época, quando há um aumento de chuvas e elevadas temperaturas. Por isso, promover campanhas educativas para que a população se conscientize sobre os cuidados para não facilitar a promoção de criadouros para o mosquito e a fiscalização por parte do poder público são medidas fundamentais", afirmou Marcos.
O autor pergunta no requerimento se a administração tem promovido campanhas educativas e de fiscalização para a erradicação do mosquito da dengue; se estão sendo realizadas vistorias em residências, comércios e empresas para detecção do risco de vetores; e quais as estratégias utilizadas para o controle do mosquito através do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).