A vereadora Talitha De Nadai (PDT) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a criação do Conselho Municipal de Cura, Prevenção e Combate ao Câncer no município.
No documento, a parlamentar explica que o objetivo do conselho é diminuir os impactos decorrentes da doença na vida das pessoas diagnosticadas e que o órgão buscará a reunião de pessoas e ideias para melhorar todo o tratamento de pacientes com câncer.
“Só quem tem um familiar ou alguém próximo que é paciente oncológico sabe o quanto é difícil e doloroso passar por essa enfermidade. Com certeza o conselho funcionando bem vai ajudar muito na conquista de novos recursos e condições para o tratamento dos pacientes”, afirma Talitha.
A autora estabelece, no texto, que competirá ao órgão a formulação de diretrizes da política e projetos municipais direcionados à cura, prevenção e ao combate ao câncer na cidade, bem como opinar sobre a definição das ações correspondentes e a aplicação de recursos. A composição será formada por representantes do poder público municipal, da Unacon, Fusame e de instituições que desenvolvem trabalhos na área.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.