O vereador Leco Soares (Podemos) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana obrigando que instituições de ensino e estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local afixem cartazes ilustrativos sobre o método de desobstrução de vias respiratórias conhecido como Manobra de Heimlich.
No documento, o parlamentar explica que a técnica é utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por alimentos ou qualquer tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar – utiliza-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas.
"Durante esta semana, tive a oportunidade de visitar o Corpo de Bombeiros e conversar com o cabo Izidoro, capitão Humphreys, o tenente Brustolin e o tenente Élio. A conversa me proporcionou informações valiosas sobre a importância da Manobra de Heimlich, técnica essencial para salvar vidas em casos de asfixia”, diz Leco.
O autor estabelece que fica obrigatória, nas instituições de ensino público e privado e nos estabelecimentos com três ou mais funcionários, a afixação de cartazes informativos e que o rodapé do material deve conter a frase: "Este é um serviço de utilidade pública e as informações aqui contidas destinam-se exclusivamente a aplicação em situações emergenciais que coloquem a vida em risco imediato".
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.