Professora Juliana pede informações sobre assistência à saúde integral de mulheres em estado de climatério ou menopausa


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre as ações realizadas de assistência integral à mulher, em estado de climatério ou menopausa, na Atenção Básica de saúde do município.

 

No documento, a parlamentar explica que o climatério é a fase da vida da mulher quando ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, entre os 40 e 65 anos de idade, através de um processo biológico e não patológico, o que envolve a necessidade de humanização por parte dos profissionais, focando nos princípios éticos de orientação e educação em saúde.

 

“Políticas públicas voltadas para esse grupo de mulheres é um importante passo para assegurar o atendimento especializado e as condições necessárias para que possam passar por essas fases com dignidade e cuidado”, aponta Juliana.

 

A autora pergunta quais ações serão desenvolvidas para a execução da Lei nº 6.721/2023, que trata da ‘Semana Municipal de Incentivo a Qualidade de Vida da Mulher no Período do Climatério’; se a equipe da unidade básica de saúde realiza visitas domiciliares quando necessário; e quais são os cuidados não farmacológicos e prescrições ofertados nas unidades básicas de saúde que podem ser realizadas para mulheres sintomáticas.

 

O requerimento foi discutido e aprovado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.