O vereador Renan de Angelo (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre medidas para mitigar os danos à saúde causados pelas altas temperaturas.
No documento, o parlamentar destaca a previsão para os próximos dias é de uma intensa onda de calor em diversas regiões do Brasil e que, de acordo com dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), esse fenômeno se deve à combinação de altas temperaturas e elevados índices de umidade relativa do ar, resultando em um ambiente ainda mais sufocante e perigoso para a população.
"A exposição prolongada ao calor pode causar desidratação, fadiga e até desmaios. Precisamos garantir condições adequadas de trabalho, com água, pausas e infraestrutura de apoio", destaca Renan.
O parlamentar ressalta ainda que o impacto mais severo recai sobre aqueles que trabalham ao ar livre, geralmente sem estrutura adequada para proteção térmica ou pausas suficientes para hidratação. "O calor extremo já é uma realidade e precisamos de soluções concretas para proteger quem mais sofre com isso", reforça Renan.
O autor questiona se há fornecimento de água e pausas para servidores públicos, se existe algum projeto de bebedouros públicos para motoristas de aplicativo e motoboys, com abrigo com sombra para os dias de sol intenso, e se há previsão de parcerias com empresas privadas para garantir infraestrutura de apoio aos trabalhadores expostos ao sol intenso.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (18). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.