O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo que doadores regulares de sangue tenham o benefício do pagamento de meia entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos realizados no município.
Juninho explica que proposta tem como objetivo melhorar os índices de doação na cidade, lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o percentual ideal de doadores para um país deve variar entre 3% e 5% de sua população.
“No Brasil, esse índice é preocupante, pois apenas 1,8% da população doa sangue regularmente. O Ministério da Saúde aponta que são necessárias, em média, 5.500 bolsas de sangue por dia, quantidade que não é suprida com as doações atuais, principalmente devido à oscilação nos estoques”, aponta o autor.
Para ter direito ao benefício, o doador deverá apresentar no momento da compra do ingresso o comprovante de doação de sangue realizada a no máximo 90 dias para homens e 120 dias para mulheres. “Nosso objetivo é garantir que mais pessoas se tornem doadoras regulares e que a cidade de Americana possa contar com estoques de sangue suficientes para atender à demanda. Essa é uma medida que beneficia diretamente a saúde da população", destacou o parlamentar.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário.
* Com informações e foto da assessoria do vereador