O vereador Renan de Angelo (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura os atendimentos a pacientes oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.
No documento, o parlamentar aponta que pacientes oncológicos enfrentam sérias dificuldades no encaminhamento para tratamento e consultas, que acabam atrasando o início dos tratamentos e compromete o prognóstico da doença. Além disso, a alta demanda por atendimentos supera a capacidade, obrigando pacientes a buscar alternativas em outros municípios.
" Essa situação gera apreensão e desgaste emocional tanto para os pacientes quanto para seus familiares, que encontram dificuldades em obter informações claras sobre os fluxos de atendimento", destaca Renan.
O autor questiona como é feito o encaminhamento dos pacientes oncológicos que procuram o Hospital Municipal; quantos pacientes foram encaminhados e para onde foram direcionados. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (18). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação