O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações e providências sobre consultas de acolhimento, realizadas por Psicólogos na rede municipal de saúde.
No documento, o parlamentar relata que foi procurado por moradores e usuários do sistema SUS, que questionaram sobre procedimento de acolhimento em consultas com psicólogos nos postos de saúde, alegando um atendimento coletivo que causa constrangimentos para o paciente.
“É essencial repensar o atendimento inicial, oferecendo aos pacientes um espaço individual de acolhimento, onde possam se sentir confortáveis para compartilhar suas questões sem a pressão da presença de outras pessoas. O acolhimento psicológico deve priorizar sigilo, respeito e confiança, fundamentais para a cura e o bem-estar", afirma Caetano.
No requerimento, o autor pergunta se o formato de atendimento coletivo foi informado previamente aos pacientes antes da consulta de acolhimento; existe algum protocolo ou diretriz que justifique o atendimento coletivo, especialmente para pacientes que buscam apoio. Questiona, ainda, se existe a possibilidade de realizar atendimentos diferenciados para pacientes com diferentes necessidades, levando em consideração suas preferências e o impacto do atendimento coletivo em seu processo terapêutico. O requerimento foi relacionado na pauta da sessão ordinária de terça-feira e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação