O vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre a realização de exames de ultrassom obstétrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Americana.
No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamações constantes de gestantes que relatam dificuldades para agendar o exame, essencial ao acompanhamento da gestação. “Algumas mulheres já se encontram em estado avançado da gravidez e ainda não conseguiram realizar sequer o primeiro exame de ultrassom, o que compromete o acompanhamento médico adequado do pré-natal”, ressalta.
Paulo Eduardo pergunta quantos exames de ultrassom obstétrico são ofertados pelo SUS durante o período do pré-natal e em quais semanas de gestação eles devem ser realizados; qual o tempo médio de espera atual para a realização do exame, bem como o número de gestantes que aguardam na fila pelo atendimento no município; se o serviço é oferecido por estruturas próprias do município ou por meio de clínicas conveniadas; e de que forma as clínicas são escolhidas para prestar o serviço. Questiona, ainda, se existe planejamento da secretaria de Saúde para ampliar a oferta do exame no município.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira e encaminhado à prefeitura para resposta.