A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações intersetoriais visando a prevenção e o controle da obesidade infantil no município.
No documento, a parlamentar explica que tais ações buscam estimular a garantia de espaços que viabilizem ações educativas e de promoção à saúde através de escolhas alimentares mais saudáveis para a população, com destaque aos espaços urbanos, ambiente de trabalho, ambiente escolar e nas redes de atenção à saúde e socioassistenciais.
O objetivo é prevenir e controlar a obesidade infantil através de ações que envolvam diversos setores, promovendo a alimentação adequada e saudável e a prática de atividades físicas.
“O monitoramento do estado nutricional dos alunos por meio da obtenção de informações possibilita planejar a execução de ações voltadas à educação alimentar e nutricional, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias que promovam a alimentação saudável e possibilitem o controle de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes e hipertensão, entre outras”, afirma Juliana.
A autora pergunta quais ações em políticas de saúde e educação voltadas para crianças e adolescentes estão sendo trabalhadas no ambiente escolar aplicadas para a educação alimentar e nutricional; se o município fez adesão a programas do Governo Federal voltados para execução de estratégias de prevenção e atenção a obesidade infantil; e quais ações têm sido realizadas para analisar a viabilidade de funcionamento do Banco de Alimentos e da Banca Solidária, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.