Vereadores constatam superlotação em ônibus da linha Terminal Urbano - Praia Azul/Recanto


Visualize fotos

Os vereadores Capitão Crivelari (PP), Odair Dias (PV) e Valdecir Duzzi (PSDB), respectivamente presidente e membros da Comissão Especial de Acompanhamento (CEA) da qualidade do serviço público de transporte coletivo urbano no município de Americana, constataram nesta terça-feira (23) a superlotação em ônibus da linha Terminal Urbano – Praia Azul/Recanto.
Após aguardarem vinte e cinco minutos por um ônibus, os vereadores iniciaram o trajeto às 18h10. Durante todo o percurso, que teve duração de quarenta minutos, os membros da comissão conversaram com os usuários que apontaram diversos problemas relacionados à linha. Além da superlotação em horários de pico, os passageiros reclamaram da distribuição dos horários das linhas, da falta de ônibus no fim de semana, do atraso, da falta de sistema de som, da falta de manutenção e do estado de conservação dos veículos, entre outros assuntos.
“A volta é um grande problema. Na maioria das vezes vou trabalhar de carro pra não precisar passar por isso, esperar quarenta minutos no ponto de ônibus”, relatou a moradora do bairro Jardim América II, Aparecida de Fátima Maziero dos Santos. “Os ônibus atrasam, quando quebram não passam. O ônibus vai cheio todos os dias”, afirmou Luiz Bolete, outro morador do bairro.
“Avalio esse trajeto que fizemos com muita preocupação e tristeza. Constatamos que se trata de um verdadeiro transporte de ‘gado humano’. É inadmissível que uma empresa de transporte coletivo que ganha uma licitação, que se compromete a fazer o serviço, transporte os passageiros dessa maneira”, ressaltou o presidente da CEA, Capitão Crivelari.
“Estivemos dentro do ônibus ouvindo muitos munícipes e os problemas são maiores do que imaginávamos”, afirmou o vereador Odair Dias. “Nós viemos em pé porque não havia assento até chegarmos próximo ao ponto final. É uma falta de respeito principalmente com aquela pessoa que trabalhou oito horas durante todo o dia e não tem condições de vir sentada pra casa”, ressaltou. “Essa situação precisa melhorar e tenho certeza que a nossa comissão vai se empenhar bastante para resolver esses problemas. É uma questão de respeito e de direito do cidadão”, completou o parlamentar.
“Se pra nós foi difícil durante um dia fazermos esse trajeto, imagina para o cidadão que precisa fazer todos os dias? O transporte coletivo de Americana está a desejar, falta qualidade, falta segurança, falta um bom treinamento para motoristas e cobradores, que são os últimos culpados por tudo isso”, analisou o vereador Valdecir Duzzi. “Acredito que as empresas precisam fazer esses investimentos. Vamos fazer uma fiscalização contundente”, frisou.
Ministério Público
O trajeto foi realizado para que os vereadores verificassem a situação especificamente da linha Terminal Urbano – Praia Azul/Recanto. O 2º promotor de Justiça de Americana, Dr. Ivan Carneiro Castanheiro, fez um aditamento no Inquérito Civil nº 14.0187.0000039/10-5 para apurar denúncias veiculadas na imprensa local sobre o excesso de passageiros na linha citada e, por isso, solicitou à comissão dados referentes ao assunto.
De acordo com Crivelari, será realizada uma reunião entre os membros da comissão para relacionar todos os tópicos elencados pelos usuários durante o trajeto. “Vamos fazer um relatório complementar especificamente para responder à pergunta do promotor sobre essa linha. É o momento ideal para enviarmos esse complemento para que seja anexado ao Inquérito Civil que ele desenvolve hoje na promotoria”, explicou o presidente da CEA.
Além de Crivelari, Odair e Duzzi, a comissão é composta pelos vereadores Divina Bertalia (PDT), Leonora do Postinho (PPS), Paulo Chocolate (PSC) e Reinaldo Chiconi (PMDB).
Assessoria de Comunicação