O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo a reformulação do modelo do transporte público coletivo adotado no município.
De acordo com o parlamentar, o serviço de transporte público prestado atualmente no município apresenta problemas como superlotação de ônibus nos horários de pico em diversas linhas, trajetos longos que dificultam o deslocamento dos usuários e falta de horários alternativos que obrigam as pessoas a aguardarem o transporte por muito tempo.
“Um transporte coletivo eficiente não é apenas uma alternativa ao carro particular, é uma ferramenta poderosa para promover uma cidade mais humana, inclusiva e sustentável. o transporte público é essencial para milhares de pessoas diariamente. Entretanto, ao observar o sistema utilizado em Americana, é possível identificar gargalos que necessitam de aprimoramento”, comenta Mizzoni.
No documento, o vereador sugere a utilização de ônibus articulados ou biarticulados nas linhas onde a demanda é maior e, em linhas com menos passageiros, a utilização de micro-ônibus. Pede, ainda, que a prefeitura realize os estudos necessários para implantação das melhorias necessárias no transporte coletivo.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (13) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.
12/05/2025
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação