O vereador Leco Soares (Podemos) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a substituição dos sinais sonoros por sinais musicais ou visuais nas escolas públicas e privadas de Americana.
De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é proteger crianças e adolescentes com deficiências ocultas, especialmente portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), dos transtornos causados pelos sinais sonoros ruidosos, comumente utilizados para indicar os horários de entrada e saída dos alunos e das trocas de aulas. Leco cita estudos que estimam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro do autismo apresentam hipersensibilidade, o que pode transformar o sinal sonoro em um estímulo extremamente aversivo, a ponto de gerar angústias e sofrimentos incapacitantes.
“É de extrema importância que haja essa mudança que tem como objetivo não gerar mais nenhum incômodo a esse grupo de crianças que necessitam frequentar os estabelecimentos de ensino de forma mais agradável e saudável possível”, ressalta Leco.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
* Com informações e foto da assessoria do vereador