O vereador Paulo Eduardo (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo que a prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, realize estudos para implantar diretrizes de acolhimento psicossocial a pessoas que desenvolvem vínculos afetivos intensos com bonecas do tipo “bebê reborn”.
De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo garantir que as pessoas sejam acolhidas com dignidade, respeito e empatia no âmbito do SUS. Segundo o parlamentar, muitos desses vínculos surgem a partir de experiências traumáticas, como perdas gestacionais, quadros de ansiedade, depressão ou luto, e não devem ser tratados como motivo de vergonha ou punição.
“Nosso papel é construir uma saúde pública que acolha as pessoas em sua diversidade. Estamos falando de indivíduos que, muitas vezes, estão em sofrimento emocional e que encontram nesses vínculos uma forma de lidar com a dor. Eles precisam de escuta e cuidado, não de julgamento”, destaca Paulo Eduardo.
Na indicação, o parlamentar propõe que o município promova capacitação de profissionais da rede de saúde mental, como psicólogos e assistentes sociais, para que estejam aptos a reconhecer e atender esses casos com sensibilidade e ética, evitando qualquer tipo de estigmatização ou tratamento vexatório.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (27) e encaminhado ao Poder Executivo para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação