A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações de combate à poluição sonora no município de Americana.
No documento, a parlamentar relata que ruídos e sons além dos limites aceitos em normas técnicas podem causar malefícios à saúde e incomodar o bem-estar da população. “Como esse é um fenômeno inconveniente, é comum planejar apenas ações passivas, em que o Poder Público age após denúncias. É importante estruturar também medidas ativas de diagnóstico e combate a ruídos prejudiciais à saúde e ao bem-estar da população, seja pela natureza móvel de alguns tipos de ruídos dificultar a denúncia, como em carros e motos, seja por comumente nos acostumarmos com ruídos constantes, mesmo que danosos à saúde, como aqueles gerados por indústrias”, afirma Juliana.
A autora questiona quais ações de fiscalização e aplicação de medidas foram realizadas pelo setor competente; se existe algum tipo de programa para o mapeamento dos ruídos na cidade provocados pela atividade humana e as respectivas fontes; e, em relação aos ruídos produzidos por motocicletas, quais as medidas realizadas pelo setor responsável.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (1) e será encaminhado à prefeitura para resposta.