A vereadora Talitha De Nadai (PDT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana solicitando informações detalhadas sobre o funcionamento e a estrutura do serviço de acolhimento para mulheres vítimas de violência no município.
Segundo a parlamentar, o documento tem como objetivo obter informações aprofundadas sobre as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência. “A ideia é compreender como esse serviço essencial tem sido estruturado e como podemos contribuir para que ele funcione de maneira ainda mais eficaz e humanizada. O acolhimento das mulheres em situação de risco deve ser uma prioridade, com estrutura adequada e políticas de reintegração”, afirma Talitha.
A autora questiona sobre a quantidade de vagas disponíveis atualmente no serviço de acolhimento; o número de mulheres atendidas nos últimos 12 meses; os critérios de encaminhamento para o serviço, e se o local contempla apenas casos de violência doméstica ou também outras situações de vulnerabilidade social.
Pergunta, ainda, se há estrutura específica para acolhimento de mulheres acompanhadas de filhos, qual a equipe técnica envolvida no atendimento e se há ações de acompanhamento pós-acolhimento ou parcerias com outras instituições. O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (26), e será encaminhado à prefeitura para resposta.
* Com informações e foto da assessoria do vereador