Jean Mizzoni pede informações sobre ações de prevenção ao uso de drogas em Americana


Visualize fotos

O vereador Jean Mizzoni (Agir) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre medidas de fiscalização e ações integradas para coibir o tráfico e o uso de drogas, além de estratégias de promoção da saúde pública com pessoas em situação de rua.

 

No documento, o parlamentar afirma que recebe relatos de que em alguns pontos da cidade, como às margens do Rio Quilombo, ao longo da Avenida Bandeirantes e a Rua das Petúnias, no Jardim dos Lírios, são pontos recorrentes de uso de drogas.

 

“Embora a presença de usuários de drogas e de atividades associadas ao tráfico seja frequente, não se trata apenas de um problema de segurança: é uma questão humana, social e de saúde pública, que convoca a cidade a pensar em estratégias que protejam vidas e promovam dignidade. A atuação firme das forças de segurança, inclusive da polícia, é necessária para coibir o uso de drogas, o tráfico e demais práticas criminosas nesses locais, que hoje configuram uma verdadeira ‘cracolândia’ a céu aberto, sem perder de vista a dimensão humana da questão”, comenta Jean.

 

O autor explica que ações integradas entre as secretarias municipais são essenciais para amenizar os problemas relatados. “Os pontos críticos identificados expõem uma complexa rede de vulnerabilidades: dependência química, tráfico de entorpecentes e, principalmente, a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua. Há, ainda, a necessidade de respostas integradas que respeitem a autonomia de cada indivíduo, assegurando simultaneamente a proteção de todos que trafegam pelas proximidades”, conclui.

 

No requerimento, o parlamentar pergunta se a prefeitura possui um levantamento atualizado sobre a presença de usuários de drogas e tráfico de entorpecentes nos lugares descritos; quais medidas de segurança e fiscalização são adotadas para coibir o uso e o tráfico dessas substâncias no município; e como a administração municipal realiza o acompanhamento das pessoas em vulnerabilidade quais ações de reintegração de dependentes químicos à sociedade, entre outros questionamentos.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (16) e se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.