A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara municipal de Americana solicitando informações da prefeitura de Americana sobre a possibilidade de compra de motolâncias – motocicletas para atendimento médico móvel – para complementar o trabalho prestado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no município.
Segundo a vereadora, as motolâncias proporcionam agilidade e funcionam como um pronto-socorro em emergências, chegando antes das ambulâncias para verificar a gravidade da ocorrência e o estado das vítimas. “Conforme a necessidade, os agentes das motolâncias já iniciam procedimentos até a chegada da ambulância. Os veículos são pilotados por técnicos de enfermagem ou enfermeiros que integram a equipe do Samu. Para pilotá-las, os agentes têm que passar por processo de capacitação”, explica Jacira.
A vereadora destaca ainda que as motolâncias também atuam como batedores durante os deslocamentos das ambulâncias, com o objetivo de fechar momentaneamente as pistas e o trânsito para que os veículos de serviço possam passar com mais rapidez e segurança para levar as vítimas aos hospitais. “Ataduras, desfibrilador, monitor cardíaco e uma diversidade de medicamentos vão no baú das motos. Um trabalho que é feito nos detalhes e, como contam os socorristas, com a certeza de que em poucos minutos é possível salvar vidas”, finaliza.
No documento, Jacira questiona se já existe por parte da Administração estudo ou planejamento para a aquisição dos veículos; caso não exista proposta ou planejamento, se é possível iniciar um levantamento de custos para providenciar a compra de motolâncias para o SAMU de Americana e se já existe, no quadro atual do SAMU, servidores habilitados/capacitados para desempenhar a função de piloto de motolância. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (23) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.