Leoncine sugere medidas para adaptação de locais públicos e implementação de políticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência


Visualize fotos

 

O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo estudos para adaptação de locais públicos e implementação de políticas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no município.

 

No documento, o parlamentar explica que, em reunião com estudantes do Ensino Fundamental de um colégio em Americana, foram discutidas propostas inclusivas após estudos demográficos sobre pessoas com deficiência em Americana. “São 56.800 moradores que demandam necessidades especiais no município, sendo que 5% da população possui algum problema auditivo severo. A comunidade escolar, sensibilizada com essa questão social, enfatizou a importância de o poder público municipal agir para proteger e incluir cidadãos”, aponta.

 

Ainda na indicação, Leoncine propõe estudo e avaliação técnica para inclusão de aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na rede municipal de educação; oferta de cursos de Libras para servidores públicos, especialmente aqueles que trabalham diretamente com o público; e adaptação de espaços públicos, como escolas, hospitais e praças com recursos como piso tátil, semáforo sonoro, rampas de acesso e placas em Braille (sistema de leitura e escrita tátil).

 

“Essa indicação visa reforçar a importância da adaptação de espaços públicos para que essas pessoas possam exercer sua cidadania plenamente, continuarei propondo e fiscalizando”, conclui. A indicação será incluída na ordem da sessão ordinária de terça-feira (7) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

* Com informações e foto da assessoria do vereador