O vereador Dr. Wagner Rovina (PL) recebeu um ofício da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico em resposta ao requerimento nº 739/2025, no qual solicitou informações sobre a existência de um banco de dados ou cadastro específico de profissionais com deficiência no município.
Na resposta, a secretaria informou que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) possui um sistema de cadastro de currículos em que constam as condições de pessoas com deficiência. O cadastro pode ser feito presencialmente no PAT ou de forma digital, sendo atualizado por iniciativa do próprio profissional. “A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um compromisso que precisa de ações concretas. Um cadastro organizado e parcerias como a do Polo de Empregabilidade Inclusiva podem garantir mais oportunidades e fortalecer a cidadania”, afirma Dr. Rovina.
De acordo com o documento, o PAT divulga semanalmente as vagas de emprego disponíveis em Americana, com destaque para aquelas destinadas especificamente a pessoas com deficiência, como forma de incentivo à inclusão no mercado de trabalho. Além disso, a prefeitura informou que já estão em andamento tratativas para viabilizar uma parceria com o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, voltada à qualificação, desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
* Com informações e foto da assessoria do vereador