A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara municipal solicitando informações da prefeitura sobre pontos de cultura existentes no município de Americana.
No documento a vereadora explica que os pontos de cultura são instituições, coletivos ou grupos que desenvolvem e articulam atividades culturais contínuas em suas comunidades ou territórios, conforme definição do Programa Cultura Viva. “O objetivo deste requerimento é compreender como os recursos advindos do Programa Federal Cultura Viva estão sendo aplicados nesses espaços e, sobretudo, de que forma eles estão sendo aproveitados pela população. É fundamental que o Poder Público, além de estruturar os espaços destinados à produção e difusão cultural, também fomente e busque ativamente o envolvimento da comunidade em atividades que promovam o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e coletivo e o exercício da cidadania”, afirma Juliana.
A autora pergunta no documento se estão previstas em algum plano de trabalho iniciativas voltadas ao acesso às tecnologias, em especial digitais, sociais, assistivas e sustentáveis; pede cópias de cada um dos respectivos planos de trabalho das instituições selecionadas, bem como dos termos de adesão pactuado com a secretaria municipal de Cultura e Turismo; e se foram contempladas ações municipais que abordem perspectivas de gênero e de diversidade com foco em projetos liderados por mulheres e pessoas trans, visando fortalecer as expressões culturais e promovem a diversidade de gênero e o combate a estereótipos.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (30) e será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.