Leoncine e Mizzoni discutem gestão de resíduos, ecotechs e empreendedorismo em reunião preparatória do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia


Visualize fotos

 

Os vereadores Lucas Leoncine (PSD) e Jean Mizzoni (Agir) reuniram-se na quarta-feira (8) com representantes de instituições públicas e do setor privado para organização da 16ª edição do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara, instituído pelo decreto legislativo nº 962/2021; a reunião acontecerá no dia 6 de novembro, às 9h30, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.

 

Durante o encontro, foram discutidas questões ligadas à gestão de resíduos, iniciativas tecnológicas para práticas sustentáveis, desafios enfrentados por empreendedores jovens na área de tecnologia e inovação e as atualizações na legislação municipal. Participaram representantes do setor privado na área de hubs e aceleradores de startups, da ETEC de Americana (Escola Técnica Estadual), do Centro Universitário Salesiano e do Centro Universitário UniFatecie, entre outras instituições.

 

O vereador Lucas Leoncine destacou o trabalho da Câmara em atualizar a legislação municipal e a pertinência de o poder público acompanhar as soluções tecnológicas para os problemas urbanos. “A sustentabilidade precisa ser um pilar estratégico quando tratamos sobre estímulo ao empreendedorismo inovador. Há muitos projetos e experiências em andamento nas instituições de ensino e pesquisa de Americana que, com suporte adequado, podem trazer soluções para os desafios da gestão de resíduos”, explicou.

 

A lei municipal sobre descarte regular de materiais escolares foi mencionada pelo vereador Jean Mizzoni. "Tema muito importante que reflete desafios do nosso cotidiano e a busca de soluções para atuar na gestão adequada dos resíduos produzidos em nossa cidade. Sabemos o quanto Americana ainda sofre com descartes irregulares e como isso impacta o meio ambiente e o serviço público. Toda e qualquer contribuição que venha auxiliar na construção de um futuro mais sustentável é bem-vinda”, disse.  

 

Valkiria Prado, da Unifatecie, propôs a temática da gestão de resíduos devido ao impacto crescente do descarte irregular em vias públicas. “Por onde passamos, estamos vendo áreas com acúmulo de materiais de diversos tipos. Falta conscientização. Então, precisamos trazer para o Fórum esse debate e buscar soluções inovadoras para combatermos o descarte irregular”, apontou.

 

O proprietário da Vortex Brasil, empresa especializada em soluções em vedações, componentes hidráulicos, Matheus Thomaz, compartilhou sua experiência em empreendedorismo. “Os jovens empreendedores se esbarram no preconceito existente no mercado e são desencorajados, falta estrutura e apoio para esse enfrentamento; por isso a taxa de mortalidade de startups é alta, precisamos apoiar a juventude que está apostando em projetos tecnológicos”, defendeu.

 

Marcelo Martins, da Leavening Accelerator – especializada em apoiar startups em fase inicial – apontou que, apesar de muitas ideias inovadoras terem potencial, os desafios no mercado são crescentes. “De cada 100 startups que nascem, depois de 36 meses, só temos cinco em atividade, pois apesar das ideias inovadoras, existe um percurso que envolve jurídico, recursos humanos, segmentação de mercado, precificação, mentoria; enfim, uma série de obstáculos para que uma empresa se efetive no mercado”, concluiu.

 

A 15ª reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana acontecerá no dia 06 de novembro, às 9h30, no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. O encontro é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 8 da Claro, pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

Participam do fórum vereadores e representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Negócios Jurídicos e Educação; da Unidade de Desenvolvimento Econômico; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré); e de universidades e faculdades.

 

* Com informações e foto da assessoria do parlamentar