O vereador Juninho Dias (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a oferta e a realização dos exames de eletroencefalograma e ressonância magnética pela rede pública de saúde de Americana.
Segundo o parlamentar, a iniciativa do requerimento surgiu após diversas reclamações de pacientes que relatam dificuldades para conseguir realizar os procedimentos. “O acesso rápido e eficiente a exames como o eletroencefalograma e a ressonância magnética é essencial para garantir diagnósticos precisos e tratamentos adequados. Nosso objetivo é compreender como está sendo feita essa oferta e buscar melhorias para o atendimento da população”, ressalta Juninho.
No documento o parlamentar pergunta sobre a quantidade de exames disponíveis por mês; se o município possui equipamentos próprios para a realização dos procedimentos; e o tempo médio de espera e os critérios utilizados para o agendamento dos pacientes. Questiona também, se existe fila de espera e previsão de ampliação da oferta desses exames, seja por meio da aquisição de novos equipamentos ou pela expansão de contratos com clínicas particulares.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (11). Se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.