Comissão de Serviços Públicos e Prestação de Serviços do Fórum Americana 2020 define metas em audiência pública


Visualize fotos

A Comissão de Prestação de Serviços e Serviços Públicos do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Paulo Chocolate (PSC), realizou na noite desta quarta-feira (6) audiência pública para definir as metas para a cidade de Americana nos próximos dez anos. O evento foi realizado no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo e contou com a participação dos membros das subcomissões de Prestação de Serviços e Serviços Públicos, além da população presente. O vereador Paulo Chocolate está em licença médica e não participou da audiência pública. Os trabalhos foram conduzidos pela Assessoria Técnica da Casa.
Durante a audiência, foram debatidas todas as metas traçadas nas reuniões da comissão. A população presente também participou, utilizando a palavra para elaborar questionamentos e apresentar sugestões de outras metas.
Um dos pontos principais debatidos no encontro foi o fortalecimento dos convênios do município com o Estado e a União, visando o repasse de verbas destinadas à aquisição de medicamentos. Segundo Maria Goreti Cavinato Favareto, presidente da Associação dos Diabéticos de Americana (ADAM) e membro da subcomissão de Prestação de Serviços, o repasse de verbas é realizado mas não é suficiente para atender a demanda, em especial dos pacientes diabéticos.
“Os medicamentos para controle da taxa de glicemia são de alto custo. A Secretaria de Saúde repassa para a ADAM uma quantidade mensal de medicamentos e de fitas utilizadas no controle, mas não são suficientes. É preciso rever estes convênios de forma que atendam a todos que necessitam, não somente os diabéticos”, explicou.
Eduardo Garcia da Luz, que acompanhava a audiência, sugeriu a inclusão de um apontamento especificamente para aquisição de kits de controle glicêmico. “Por se tratar de medicamentos de alto custo, o repasse de verbas já seria destinado à compra destes kits de controle glicêmico”, disse. A sugestão foi aceita e constará no documento oficial da comissão.
O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB), representado pela sua assessoria, elaborou um apontamento que também foi acatado por todos: a implantação de uma farmácia de manipulação pelo município. Segundo Dr. Luiz Nagaioshi Kinsui, diretor do Hospital São Lucas e membro da subcomissão de Serviços Públicos, “a criação desta farmácia de manipulação ajudará na distribuição de medicamentos à população em função do custo ser mais baixo que os comuns”.
Paulo Cassin, que participou do encontro, defendeu a criação de um banco de medicamentos sem uso, recebidos da população com critérios e acompanhamento de um profissional farmacêutico para avaliação e distribuição à população, sobre a responsabilidade da Secretaria de Saúde. “Acredito que assim como eu, muitas pessoas possuem em casa medicamentos que não foram utilizados na totalidade e podem ajudar muitas famílias que não têm condições de adquirirem em farmácias”, analisou. Todos concordaram e o item foi incluído no documento.
As propostas definidas nas onze audiências serão anexadas ao relatório conclusivo do Fórum, intitulado “Americana 2020 – Crescimento Participativo”. O documento final será apresentado na solenidade de encerramento do Fórum, que acontece no dia 26 de maio, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. As propostas de ações e de políticas públicas levantadas durante o Fórum serão encaminhadas aos Poderes da União, do Estado e do Município, bem como a seus órgãos e instituições.

Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação