Roberta Lima propõe moção de repúdio por utilização de fogos de artifício com estampido


Visualize fotos

 

  

A vereadora Roberta Lima (PRD) protocolou uma moção na secretaria da Câmara Municipal de Americana manifestando repúdio à utilização de fogos de artifício com estampido pela empresa Indústria Nardini.

No documento, a autora lembra que o município possui legislação específica que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido, medida adotada em respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, enfermos, bebês, além da proteção ao bem-estar animal evitando danos à saúde, ao bem-estar e à segurança da população e dos animais.

“Apesar da proibição expressa, a Indústria Nardini, durante evento público nesta terça-feira (25), realizou a soltura de fogos de artifício com ruído, expondo a população e os animais aos impactos negativos que a legislação busca evitar. Importante ressaltar que empresas de grande porte e de relevância histórica para o município têm responsabilidade ampliada sobre o exemplo que oferecem e sobre o cumprimento das normas que visam o interesse público”, ressalta Roberta.

A parlamentar acrescenta na moção que conduta representa não apenas desrespeito à lei, mas também desconsideração às instituições públicas, às autoridades municipais e à coletividade, especialmente àqueles diretamente prejudicados pelos estampidos. “É um desrespeito aos cidadãos, às autoridades e às políticas públicas de proteção às pessoas e aos animais. Atitudes como essa precisam ser denunciados, quando presenciado, para a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 19 3471-7770 e para a Guarda Municipal pelo telefone 19 3461-8342 ou 153”, conclui.

A moção será discutida e votada pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira (2).