Cerca de sessenta do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florestan Fernandes, do bairro Morada do Sol, visitaram na sexta-feira (28) a Câmara Municipal de Americana para participarem do projeto Câmara Jovem. Na última edição do ano de 2025, os estudantes tiveram a oportunidade de simular uma sessão ordinária no papel de vereadores por um dia no plenário Dr. Antônio Álvares Lobo.
Ao longo do ano, os alunos aprenderam as diferenças entre os três poderes e o papel do vereador e receberam orientação dos coordenadores, professores e equipe técnica da Câmara para pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário, durante a sessão simulada – a última etapa do projeto.
As atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Vinicius Gonçalves da Rocha Ferrrari (presidente), Gabrielly Boaventura Alves Leone (primeira secretária) e Alice Micheleto Tarley Estevo (segunda secretária). Foram discutidas cinco indicações e uma moção de aplauso.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Ao final, os vereadores mirins receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas pelos jovens parlamentares:
- Indicação de autoria das vereadoras Alice Micheleto Estevo, Júlia Rodrigues e Sarah Cristina Balero Oliveira, solicitando providências quanto à falta de medicamentos e profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município, foi aprovada por unanimidade.
- Indicação de autoria das vereadoras Pietra Ferreira Rodrigues e Sophia Cia do Nascimento, sugerindo a revitalização da região central de Americana, foi aprovada por unanimidade.
- Indicação de autoria dos vereadores Ana Beatriz Melo, Lorena e Hiago Domynic Santana solicitando a revitalização de praças públicas e construção de novos espaços de lazer, foi aprovada por unanimidade.
- Indicação de autoria dos vereadores Jennifer Misquita Zorzenon, João Pedro de Souza Marques solicitando a fiscalização e manutenção de árvores, limpeza pública e revitalização de equipamentos comunitários na avenida Estados Unidos, foi aprovada por unanimidade.
- Indicação de autoria dos vereadores João Pedro de Oliveira Batista, Murilo Domingues, Matheus Henrique Francisco e Lucca da Silva, sugerindo medidas para o enfrentamento do acúmulo de lixo em vias públicas, foi aprovada por unanimidade.
- Moção de aplauso à contribuição da senhora professora Arlete Aparecida Vicentin Pasqualini à educação pública de Americana, de autoria da vereadora Gabrielly Boaventura Alves Leone, foi aprovada por unanimidade.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação