Leco Soares solicita investimentos do governo federal para criação de laboratório avançado de pesquisa em autismo
O vereador Leco Soares (Podemos) se reuniu na segunda-feira (26) em Brasília com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e a deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP) para reforçar o pedido de financiamento federal para a criação de um laboratório avançado de pesquisa em autismo na Unicamp.
O projeto do laboratório foi desenvolvido pelo Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp e tem como foco a pesquisa de moléculas e terapias para atenuar sinais neurológicos do autismo; o mapeamento de marcadores genéticos para identificar subgrupos e personalizar tratamentos; a realização de estudos de alterações em neurônios de pessoas autistas; e o desenvolvimento de novos medicamentos. O investimento previsto é de R$ 10 milhões, contemplando equipamentos de alta tecnologia, equipe de pesquisadores especializados e adequações estruturais.
Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância do investimento em pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e defendeu a ampliação do diálogo sobre o tema entre governo federal, comunidade científica, municípios e famílias de pessoas com autismo.
Segundo Leco, a reunião fortaleceu o compromisso de implementar no Brasil um dos mais avançados centros de pesquisa dedicados ao TEA na América Latina. “Defender as pessoas com autismo é mais do que uma pauta política: é cuidar das vidas e das famílias. Americana iniciou esse movimento e seguiremos avançando até que os resultados cheguem para todos”, comentou.
O vereador já havia participado de uma reunião no ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no mês de abril para viabilizar recursos que impulsionem avanços na área e para fortalecer as pesquisas realizadas no Centro, unindo ciência e gestão pública. Leco também foi autor de um requerimento que promoveu a realização do seminário “Desvendando o Autismo: Como a ciência está moldando novas possibilidades de tratamento” na Câmara Municipal de Americana, também no mês de abril.
De acordo com o parlamentar, após as tratativas realizadas, a pauta seguirá agora formalmente para o Ministério da Ciência e Tecnologia, que irá avaliar o apoio institucional e financeiro necessário para viabilizar o Laboratório Avançado de Pesquisa em Autismo no país.