Professora Juliana discute implantação de projeto de prevenção à violência doméstica na Estratégia de Saúde da Família


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) participou na sexta-feira (5) da reunião ordinária do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM). Durante o encontro foram discutidas a realização de eventos em alusão aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra à Mulher e a entrega do Protocolo de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, feita na última sexta-feira (28) pela secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

 

Durante o encontro, a parlamentar apresentou sua análise ao CMDM em relação ao protocolo apresentado e falou sobre a importância de haver um projeto de prevenção da violência doméstica junto à Estratégia de Saúde da Família em Americana. A reunião contou também com uma discussão sobre o decreto municipal n° 13.862/2025, que criou o Comitê Gestor Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Mulher e Promoção da Equidade de Gênero.

 

“Eu e minha equipe analisamos cuidadosamente o protocolo apresentado. Foram cinco anos cobrando para que essa entrega ocorresse, fiquei feliz por finalmente ter ocorrido, mas há nas políticas públicas sempre a possibilidade de melhora constante. Apesar de algumas conselheiras terem participado da construção do Protocolo por serem servidoras da prefeitura, sabemos que esse não foi o caso daquelas não servidoras ou de mim e das demais vereadoras e vereadores. Então agora, com o documento público, é a nossa hora de participar. Por isso protocolei um requerimento com meus principais questionamentos a respeito do documento entregue, como a ausência de alusões e procedimentos para violência autoprovocada, violência digital, violência institucional e violência política, a ausência de estratégia assistencial de busca ativa e outras informações sobre o processo de confecção do protocolo e operacionalização prática de seus fluxos”, explicou Professora Juliana.

 

 

* Com informações e foto da assessoria da vereadora




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação