O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo a adoção de soluções tecnológicas para avaliação de fluência leitora em estudantes do ensino fundamental.
No documento, o parlamentar o parlamentar cita como referência o caso de Indaiatuba, que recentemente aplicou diagnósticos em mais de 2,7 mil alunos utilizando uma plataforma digital, que utiliza inteligência artificial para gerar relatórios precisos sobre ritmo, entonação e compreensão e orientar as estratégias pedagógicas da rede de ensino.
“A tecnologia não substitui o professor, mas chega para ser uma aliada poderosa no diagnóstico em sala de aula. Ao usarmos esses recursos para monitorar a fluência, conseguimos dados concretos para agir onde o aluno mais precisa, garantindo não apenas que ele saiba ler, mas que se torne um leitor crítico e autônomo”, defende Lucas Leoncine.
Ainda na propositura, o parlamentar explica que a fluência de leitura é uma competência essencial e que a utilização de suporte tecnológico permitiria aos profissionais da educação de Americana o acesso a uma nova ferramenta de diagnóstico, facilitando a identificação precoce de dificuldades e permitindo intervenções personalizadas.
A indicação será relacionada em pauta de sessão ordinária e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação