Renan de Angelo questiona adesão de Americana a programas federais de combate à dengue


Visualize fotos

 

O vereador Renan de Angelo (Podemos) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre a adesão do município a programas e projetos do governo federal para o combate à dengue. O parlamentar também pede informações sobre as ações planejadas para o controle da doença em 2026.

 

No documento, Renan afirma que municípios vizinhos aderiram a programas federais e que a administração deveria adotar a mesma medida para o combate à doença. “Infelizmente, Americana figurou em estatísticas negativas com altos índices de mortalidade, o que gera grande preocupação neste parlamentar e em toda a população. A ausência de adesão a ferramentas federais gratuitas e eficazes em anos anteriores não pode se repetir diante de uma ameaça tão grave à vida dos cidadãos”, comenta.

 

De acordo com o parlamentar, a propositura busca garantir transparência sobre as escolhas da gestão e assegurar que o município utilize todos os meios disponíveis, sejam federais, estaduais ou próprios, para evitar uma nova crise sanitária e proteger a vida dos americanenses.

 

O autor também questiona se a prefeitura possui um plano de contingência contra a dengue para 2026, incluindo ações específicas para a redução dos focos do mosquito Aedes aegypti; e dados sobre cronograma de mutirões de limpeza, monitoramento epidemiológico e estratégias para diminuir o número de óbitos causados pela doença.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (20) e será encaminhado à prefeitura para resposta.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação