A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre Atendimento Assistencial no Hospital Municipal Waldemar Tebaldi.
No documento a parlamentar aponta que a gestão de um hospital se baseia em uma série de procedimentos que contemplam normas e que o Hospital Municipal está em vias de obter a certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a qualidade do atendimento prestado.
“Essa certificação atesta o cumprimento de padrões essenciais de qualidade e segurança do paciente e, infelizmente, não precisamos da ausência desse selo para constatar que hoje existem falhas importantes no hospital. O que eu busco é compreender quais ações a Santa Casa de Chavantes pretende adotar para alcançar esse padrão básico de qualidade e, ao mesmo tempo, reforçar cobranças que venho fazendo de forma recorrente, como a implantação efetiva da Sala Lilás para o atendimento adequado de mulheres vítimas de violência”, afirma Juliana.
A autora pergunta se a prefeitura possui um programa para reduzir a frequência de falta de profissionais no hospital; e se a administração implementou plano de gestão de riscos psicossociais conforme a NR1 que determina diretrizes para a segurança do trabalho, entre outros questionamentos
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (20). Se aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo para resposta.