Thiago Brochi propõe vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)


Visualize fotos

 

O vereador Thiago Brochi (PL) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo ao Poder Executivo a adoção de medidas para garantir a vacinação domiciliar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Americana.

 

No documento, o parlamentar explica que a proposta busca promover a inclusão, a equidade e a humanização no atendimento à saúde pública municipal para pessoas com TEA que enfrentam dificuldade significativa de deslocamento ou comprovada hipersensibilidade sensorial, comportamental ou emocional que inviabilize o comparecimento às unidades de saúde.

 

“A medida tem como finalidade assegurar o direito fundamental à saúde, considerando as particularidades das pessoas com TEA, muitas das quais apresentam dificuldades sensoriais e comportamentais que tornam o ambiente das unidades de saúde excessivamente estressante, podendo inviabilizar a adesão ao calendário vacinal. Trata-se de ação alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde, à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e à Política Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência, podendo ser implementada com a estrutura já existente da rede municipal de saúde, sem geração de novas despesas obrigatórias ao município”, defende Brochi.

 

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira (27) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação